Reinserir - Projeto de integração Local para reinserção social do usuário de drogas
Reinserir - Projeto de integração Local para reinserção social do usuário de drogas

Tel: (61) 2101-6607

E-mail: projeto.reinserir@cnm.org.br

Prefeito potiguar visita CNM em busca de orientações sobre implementação do Reinserir

Espalhe esse conteúdo:

Facebook Twitter Google+
Quinta, 23 de março de 2017.

23032017 visita do prefeito de Carnaúba Gilson Dantas_Agência CNMA Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu nesta quinta-feira, 23 de março, a visita do prefeito potiguar de Carnaúba dos Dantas. O gestor da cidade, Gilson Dantas, veio à Brasília pedir orientações sobre o projeto Reinserir. A iniciativa da entidade municipalista tem como objetivo fortalecer a rede de apoio ao usuário de drogas e oferecer a ele uma oportunidade de recuperação, por meio da reinserção social. 

O gestor explicou que conheceu a iniciativa durante a realização do Seminário Novos Gestores, promovido pela CNM no ano passado. “Era um projeto que já estava sendo desenvolvido em algumas cidades do interior da Paraíba. Então, achei que o meu Município deveria participar pela problemática de drogas que a cidade convive”. Segundo o gestor, a oportunidade surgiu durante um encontro promovido pela CNM em Picuí, na Paraíba, realizado no mês passado. “Lá eu tive a notícia de que a gente poderia participar do projeto. Isso foi muito positivo porque já era um desejo nosso. Então vim aqui para conversar com a equipe técnica do Reinserir”.   

Gilson Dantas explicou ainda que a prefeitura já está dando andamento a todas as ações necessárias para a implementação da parceria. Ele deu mais detalhes sobre a relevância desse trabalho de cooperação do movimento municipalista. “A CNM conseguiu ver além de todas as políticas públicas. Isso porque políticas de drogas voltadas à prevenção e ao combate existem em quase todos os cantos. Entretanto, a entidade enxergou questões como o diagnóstico e a reinserção social. E isso eu achei incrível”, contou.

Sobre o projeto
A temática das drogas vem sendo acompanhada fortemente pela Confederação nos últimos anos. Durante esse período, a entidade notou a enorme quantidade de Municípios que enfrentavam problemas relacionados à presença de entorpecentes, e foi quando surgiu o Observatório do Crack. Desde então, a CNM tem dialogado com os gestores municipais e obtido dados que fazem um retrato da situação dos Municípios brasileiros quanto às drogas.

Em 2012, veio a oportunidade de concretizar uma parceria com a União Europeia. A CNM elaborou um projeto com foco na reinserção social dos usuários de drogas. Chamado de Reinserir, ele contempla um conjunto de Municípios paraibanos e incentiva o trabalho integrado das redes de Educação, Saúde e Assistência Social em conjunto com a sociedade civil para cumprir esse objetivo.

Acesse o hotsite e saiba mais sobre o Reinserir