Reinserir - Projeto de integração Local para reinserção social do usuário de drogas
Reinserir - Projeto de integração Local para reinserção social do usuário de drogas

Tel: (61) 2101-6607

E-mail: projeto.reinserir@cnm.org.br

Drogas: organização lança guia para orientar jornalistas na cobertura do tema

Espalhe esse conteúdo:

Facebook Twitter Google+
Segunda, 19 de fevereiro de 2018.

19022018 GuiaA organização civil Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD) lançou o Guia sobre Drogas para Jornalistas. A publicação visa a auxiliar os jornalistas na cobertura do tema, que envolve assuntos relacionados a questões médicas, jurídicas, sociológicas e até mesmo filosóficas, sendo, desta forma, difícil transitar por tantas áreas com fluência sem subsídios.

A iniciativa – uma parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e a Catalize – tem financiamento do programa Drogas, Segurança e Democracia do Social Science Research Council. A elaboração do guia foi baseada em estudos que mostraram o tema sendo divulgado de maneira superficial ou pejorativa, com a utilização de termos como bêbados, viciados e drogados, disseminando desinformações e dificultando ações de saúde.

O guia possui um glossário com mais de 200 verbetes frequentemente usados na cobertura sobre drogas, traduzindo conceitos jurídicos e científicos para uma linguagem mais simples. Além disso, o documento apresenta fichas explicativas sobre 13 drogas lícitas e ilícitas: álcool, ayahuasca, anfetaminas, cocaína, crack, cafeína, ecstasy, inalantes, LSD, maconha, opioides, sedativos e tabaco. São apresentados mitos e verdades sobre os efeitos das substâncias e os padrões de consumo, além de dados e infográficos informativos.

Veja aqui a publicação completa

Agência CNM, com informações da Folha de S.Paulo