Reinserir - Projeto de integração Local para reinserção social do usuário de drogas
Reinserir - Projeto de integração Local para reinserção social do usuário de drogas

Tel: (61) 2101-6607

E-mail: projeto.reinserir@cnm.org.br

Observatório do Crack acompanha ações do poder público para prevenção ao uso de drogas

Espalhe esse conteúdo:

Facebook Twitter Google+
Quarta, 25 de agosto de 2021.

0810214 LogoCrackOKBuscando auxiliar os Municípios na prevenção ao uso de drogas, em setembro de 2020, o Observatório do Crack, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), celebrou uma parceria com o Ministério da Cidadania. O acordo objetivou reunir esforços para ações relativas às Política Nacional de Drogas e à prevenção ao uso do álcool e outras drogas no desenvolvimento e na aplicabilidade das políticas públicas, além de trabalhar na sensibilização para a necessidade de promover ações efetivas voltadas a usuários e dependentes químicos e seus familiares.

Dessa forma, desde então, o Observatório do Crack acompanha ações que vêm sendo desenvolvidas em todas as esferas de governo e destaca o acordo de cooperação técnica realizado entre à instituição Cruz Azul e os Ministérios da Cidadania e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), que criou a campanha Refeições em Família, visando fortalecer os laços familiares e, desta forma, atuar na prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas por adolescentes e crianças.

A campanha insere na Política Nacional sobre Drogas, instituída em 2019, o planejamento de ações conjuntas de cuidados ao dependente químico e a seus familiares, além da promoção da abstinência e incentivo a campanhas educativas contra as drogas. A ação visa ainda a fortalecer a instituição da família, no objetivo de orientar os pais e estimular o hábito de que as refeições sejam feitas em conjunto, com pais, filhos e responsáveis.

Estudos científicos apontam a refeição em família como forte fator protetor e preventivo ao uso de substâncias psicoativas pelos jovens, além de reduzir a incidência de doenças como depressão e favorecer o diálogo, melhor rendimento escolar e desenvolvimento de habilidades emocionais para esse público.

Observatório do Crack
O Observatório do Crack desenvolve desde o ano de 2011 pesquisas e estudos acerca da temática sobre drogas. O site, além de apresentar as informações acima, é composto por uma biblioteca com publicações de cartilhas, desenvolvidas pela equipe da instituição, e que abarca dados para inúmeros públicos. Também são apresentados mapas com informações dos Municípios brasileiros e a como o nível dos problemas relacionados ao consumo de crack e outras drogas afeta a dinâmica municipal.

Durante as pesquisas realizadas, muitos Municípios declaram que o fortalecimento de vínculos familiares auxilia de forma protetiva no uso e abuso de drogas pela população jovem, assim como na população adulta.

Visite o site e conheça as iniciativas

 

Da Agência CNM de Notícias