Reinserir - Projeto de integração Local para reinserção social do usuário de drogas
Reinserir - Projeto de integração Local para reinserção social do usuário de drogas

Tel: (61) 2101-6607

E-mail: projeto.reinserir@cnm.org.br

Os municípios

Espalhe esse conteúdo:

Facebook Twitter Google +

Em 2010, inúmeros gestores municipais de todo o país entraram em contato com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), para relatar a situação do uso de crack; em especial, os prefeitos da 4a Região Geoadministrativa do Estado da Paraíba.

Eles relataram uma situação crítica de uso de drogas e requereram informação e apoio para lidar com o tema. Enquanto isso, o governo da Paraíba pactuou com o governo federal o Programa “Crack, é possível vencer”, mas não realizou um plano no qual os municípios fossem contemplados. As lideranças locais perceberam a necessidade de trabalhar o tema por conta própria.

As prefeituras dessa região já possuem uma estrutura razoável para atendimento da população, mas a rede de atenção ao usuário de drogas é insuficiente, bem como há falta de integração e articulação entre os setores da prefeitura e da sociedade civil.

Os gestores municipais da região relataram, por unanimidade, a necessidade de fortalecimento da rede. Os problemas existentes também incluem o acesso reduzido aos serviços disponíveis em razão da falta de informação pelo usuário e do escasso diálogo entre as diferentes áreas da prefeitura. Há carência de material informativo e didático sobre drogas, especialistas na área de dependência química e articulação entre as estruturas existentes.